A encarnação do Verbo e a vocação sinodal do povo de Deus​

Amados irmãos e irmãs do Regional Norte 3!

Deus se fez carne, caminhou conosco e mostrou-nos o Caminho! O nascimento de Jesus Cristo, celebrado anualmente na liturgia, é por si um acontecimento fundamental na história da salvação. Porém, o natal deste ano será marcado por dois acontecimentos singulares: a continuidade do Sínodo da Igreja sobre a sinodalidade (2021-2023) e o 3º Ano Vocacional do Brasil (2022-2023).

No mistério da encarnação, Deus revelou uma nova forma de presença entre os homens. O Filho de Deus armou a sua tenda entre nós e caminhou conosco. “Caminhar conosco” significa escutar os clamores e assumir os sofrimentos do seu povo. A imagem do caminho refere-se ao próprio significado de Sínodo: “caminhar juntos”. Deus feito homem caminhou junto à humanidade. Porém, muito mais do que caminhar, Jesus nos revelou que ele próprio é o Caminho (cf. Jo 14, 8). O mistério da encarnação que supera o pensamento de um Deus distante e revela-nos o rosto da misericórdia do Pai, que em Jesus se tornou viva e visível (cf. Misericordiae vultus, 1), nos ilumina no caminho sinodal: o Filho de Deus desceu do céu para caminhar conosco e mostrar-nos o Caminho.

Mas a quem pertence essa vocação sinodal? Adentremos na segunda comemoração: o ano vocacional, cujo o tema é: “vocação: graça e missão” e o lema: “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Uma das categorias predominantes na eclesiologia do Concílio Vaticano II é a de povo de Deus. Todo o povo santo de Deus (pastores e fiéis), pela igual dignidade batismal, é vocacionado à sinodalidade e chamado a colocar-se a caminho no Caminho que é Jesus. Na vocação e missão da Igreja, povo de Deus peregrino, se prolonga a encarnação do Verbo. A Virgem da Natividade, “aurora resplandecente que precedeu o nascer do Sol da Justiça” (Redemptoris Mater, 3), acompanhe, durante esta novena de Natal, as famílias e comunidades eclesiais missionárias do nosso regional para que a
celebração do nascimento do Redentor nos faça redescobrir em Jesus Cristo a fonte, o caminho e a meta de uma Igreja sinodal por vocação e missão.
Feliz e santo natal!