Paróquia da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Consolação

(Tocantinópolis, Aguiarnópolis e Palmeiras)

Criada por Lei Estadual de 31 de julho de 1852

Endereço:

Rua Padre João Sousa Lima, 335, Centro, Tocantinópolis/TO

Horários de Missa na Matriz

Domingo: 08h00 e 19h00

De Terça a Sexta: 06h30

Quinta-feira: 19h00

Funcionamento da Secretaria Paroquial

De Segunda a Sexta: 07:30 -11:30/ 13:30 – 17:30

Sábado: 07:30 – 11:30

Atendimento do Pároco para Confissões e Direções Espirituais

Terça a sexta-feira pela parte da manhã

Data do Festejo do Padroeiro (a) Paroquial

De 06 a 15 de Agosto

Comunidades da Paróquia
  • Catedral N. S. da Consolação
  • Comunidade São Raimundo Nonato – Povoado Folha Grossa, Tocantinopolis-TO.
  • Comunidade Santos Reis- Rua Piauí s\n, Vila Matilde, Tocantinópolis- TO.
  • Comunidade São João Batista- Rua do Ouro s\n, Aguiarnópolis-TO.
  • Comunidade Santa Luzia-  Vila Valdenor. Travessa Pedro Brito, s\n Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Nossa Senhora Aparecida- Povoado Vitória
  • Aguiarnópolis- TO.
  • Comunidade Santa Luzia- Assentamento Santa Luzia, Palmeiras-TO.
  • Comunidade Sagrado Coração de Jesus- Povoado Olho d’água, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Santo Antônio- Bairro Alto Bonito, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Nossa Senhora do Rosário- Povoado Passarinho T0-210, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade São Luís Orione- Rua do Dergo, Setor Aeroporto, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Cristo Rei- Avenida Nossa Senhora de Fátima, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade São João Batista- Povoado Ribeirão Grande Pedro Bento, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade São Francisco de Assis- Povoado Ribeirãozinho, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Santa Ana- Povoado Mumbuca, Tocantinópolis-To.
  • Comunidade São José- Palmeiras do Tocantins.
  • Comunidade São Francisco de Assis- Aguiarnópolis-TO.
  • Comunidade Santa Rita de Cássia- Povoado Olho d’Água de Baixo, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Imaculada Conceição-  Setor Laginha, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Santíssima Trindade-Alto da Boa Vista I, Tocantinópolis-TO.
  • Comunidade Mãe de Deus- Palmeiras do Tocantins.
  • Comunidade Assentamento São João Batista- Palmeiras-TO.
  • Comunidade São Vito- Vila Padre César Lelli, Tocantinópolis-TO.

Celular: (63) 9 9973-9296

Telefone fixo: (63) 3471-1203

Instagram: par.nossadaconsolacao

Facebook: Maria da Consolação (Paróquia Nossa Senhora da Consolação)

Canal do Youtube: Par. Nossa Senhora da Consolação Tocantinópolis – TO

Pároco

Padre Wenderson da Rocha (Orionita)

Breve Histórico

Criada em 31 de Julho de 1852, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação foi uma das primeiras regiões paroquiais do Antigo Extremo Norte de Goiás. Pertencia à Diocese de Goiás, sua criação deu-se devido à cidade Boa Vista se tornar ao pouco um dos grandes centros comerciais às margens do Rio Tocantins. Em 1859, o Bispo de Goiás nomeia o Padre Diocesano Ignácio Joaquim Cortez como 1º pároco, vindo da sede da Diocese de Goiás encontrou na única praça da vila uma simples capela feita pelo povo daquela região que tinha sua fé alimentada nas devoções populares e nas poucas desobrigas realizadas pelos Padres Diocesanos e Religiosos. Com a transferência do Padre Ignácio, é nomeado o 2º pároco: o Padre Malaquias José Fernandes em 1877; com o falecimento do Padre Malaquias, assume a paróquia o Padre José Antônio Cavalcante, porém não tomou posse do ofício, pois foi transferido para o Ceará, vindo a assumir em seu lugar os Padre Raphael Cuveri (3º Paróco) e Padre Augusto Servâncio, ambos da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em 1891, ocorre o falecimento do Padre Raphael e a transferência do Padre Servâncio, ficando a Paróquia sob o governo dos Padres Dominicanos de Porto Nacional.

Em 1897 retornou a cidade natal Padre João de Sousa Lima, assumindo a paróquia de sua cidade na condição de vigário, até 1901 quando é nomeado 4º Pároco de Boa Vista, ficando sob seu governo até sua morte em setembro de 1947, ficando  somente administrada pelo então vigário Padre José Klaus.

Sob sua administração Padre João compreende a necessidade de construir uma nova igreja, pois mesmo com algumas reformas não havia espaço suficiente para a população. Em 1936 como o apoio dos paroquianos e benfeitores inicia-se a construção do atual tempo da Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Com o falecimento do Padre João e após alguns anos a remoção do Padre Klaus o então Bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom Alano Noday, em 1952 convida os padres da Congregação dos Filhos da Divina Providência, os Orionitas para administrarem a enorme paróquia.

Em janeiro de 1952 chega à Paróquia Nossa Senhora da Consolação os três primeiros Missionários Orionitas, Padre Egídio Adobati (nomeado pároco), Padre André Alice e Irmão José Serra. A partir da vinda dos Padres Orionitas a Paróquia teve desde de então parte de seus párocos até a atualidade desta congregação.

Em 1980 é criada a Diocese de Tocantinópolis, elevando a paróquia a Matriz Diocesana e o templo a Catedral Diocesana de Tocantinópolis.