CELAM

Criado no ano de 1955, o CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano) é uma organização de comunhão, reflexão, colaboração e serviço como sinal e instrumento de afeto colegial em perfeita comunhão com a Igreja universal e com o seu chefe visível, o Romano Pontífice. Como organização de serviço, o CELAM deve ser antes de tudo um estímulo e auxílio à reflexão e ação pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe. O CELAM presta serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 Conferências Episcopais que estão localizadas do México ao Cabo Horn, incluindo o Caribe e as Antilhas. Ao longo dos anos, o CELAM realizou cinco conferências episcopais: Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

Presidência:

Presidente: Dom Miguel Cabrejos, arcebispo metropolitano de Trujillo – Peru

Primeiro vice-presidente: Dom Odilo Cardeal Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo – Brasil

Segundo vice-presidente: Dom Leopoldo Cardeal Brenes, arcebispo de Manágua – Nicarágua

Secretário-geral: Dom Juan Carlos Cárdenas

Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos: Dom Rogelio Cabrera