Paróquia Santo Antônio de Pádua

(Itaguatins e Maurilândia)

Erigida por decreto prelatício de 07 de maio de 1957, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Tocantinópolis.

Endereço:

Rua Coronel Augusto Barros, 1077 CEP 77920-000

Horários de Missa na Matriz

Domingo: 18h00

Quinta-feira: 18h00 (com novena a N. S. do Perpétuo Socorro)

Funcionamento da Secretaria Paroquial

Segunda a sexta-feira: 08h00 às 12h00

Atendimento do Pároco para Confissões e Direções Espirituais

Diácono: quinta e sexta-feira: 09h00 às 12h00

Administrador paroquial: antes das Missas no Domingo e quinta-feira (confissões)

Data do Festejo do Padroeiro (a) Paroquial

Terço das Mulheres: sábado às 19h00

Caminhada Penitencial de Maurilândia: 5º Domingo da Quaresma

Breve Histórico
  • A história da Paróquia Santo Antônio de Pádua tem início no ano de 1917 quando o Coronel   Augusto César de  Magalhães  Bastos  trouxe    para   o  povoado  uma   imagem de Santo Antônio de Lisboa, uma verdadeira  obra de arte, talhada em um só bloco de nogueira  em   homenagem  ao  senhor   Antônio de Pádua . O coronel morreu quando atravessava o rio e sua canoa  afundou  perto da cachoeira, na  ocasião  estava  festejando  a  divindade  do  Divino  Espirito  Santo.
  • O   Padre João de Sousa Lima, vigário da paróquia  de   Boa Vista  do Pe. João,   fez a solenidade  religiosa  da benção  e  entronização da  imagem na capelinha do Campo Santo (cemitério), ocasião em que compareceram  religiosos de Imperatriz – MA, Conceição do Araguaia – PA,  São Vicente do Araguaia, Boa Vista do Padre João (hoje Tocantinópolis), os sertanejos  das  regiões  vizinhas  e  demais  ribeirinhos.
  • Após a Santa Missa, foi  declarado  solenemente  a  instalação  da  Igreja de Santo Antônio de Pádua, sendo que como último desejo o coronel pediu que ele e sua mulher quando morressem fossem sepultados no local. E com o passar do tempo surgiu a necessidade de ampliá-la. Hoje, o túmulo do coronel se encontra abaixo da imagem e relíquia de  Santo  Antônio de Pádua, no presbitério da Igreja.
  •            O  Pe. Tiveron  fez  a  primeira “desobriga” a cavalo, vindo de Tocantinópolis -TO  até  Itaguatins    em  setembro de 1953.  Ele  passou  a  residir  aqui,    concluiu  a  construção  da  igreja  matriz  iniciada em 1952  pelo Pe. Klaus e construiu também a Escola Paroquial.
  • A  Igreja de  Santo Antônio de Pádua  foi  desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Tocantinópolis  e  erigida como paróquia  pelo decreto prelatício em 07 de maio de 1957 passando a ser chamada de:   “Paróquia Santo Antônio de Pádua” . O primeiro pároco  foi  o  Pe. Joaquim Martins de Araújo  que  assumiu  no dia   13 de junho  1957 permanecendo   até  1965.
  •          Em 1965, o  Pe. Carmelio de Gregório assumiu como pároco, auxiliado  pelo Pe. Stanislao, depois  teve  ajuda  de  Pe. Domingos Morini  até  1967 e depois  veio o  Pe.  João  Caprioli permanecendo até 1969.
  •          No ano de 1970 o Pe. Domingos Morini ficou sozinho na paróquia,   depois  o  Pe.  João Caprioli voltou como pároco e como uma espécie de “Médico na Cidade”, cuidando diretamente do ambulatório e dos   enfermos, pois  não  tinha  médico  na  região.
  •          Neste período o Pe. João Caprioli deu assistência religiosa também à comunidade de Sitio Novo.
  •          Em 1983  o  Pe. Antônio   Daumasso assumiu a Paróquia    e   em 1984 o  Pe. Joaquim Martins Voltou a ser o Pároco, auxiliado pelo  irmão   Pedro  Ivernizzi e em 1985 o  irmão  Pedro ficou sozinho  como  encarregado  da  paróquia.
  •         Os  Padres  que  também  contribuíram  com  a  evangelização  nesta  paróquia  foram:
  • De 1985 à 1988: Nilson Vieira;
  • De 1988 à 1989: Carmelio de Gregório;
  • De 1989 à 1998: Francisco Nisoli;
  • De 1998 à 2000: Gilvan Elesbão;
  • De 2000 à 2001: Edimar Antunes;
  • De 2002 à 2005: Raimundo Nonato Pereira;
  • De 2006 à 2007: Anacleto Rodrigues Lima;
  • De 2007 à 2013: Ualisson Vieira Batista;
  • De fevereiro de 2013 à fevereiro de 2020: Eliesio N. Barros Viana;
  • De março de 2020 à junho de 2021: Edino Lopes;
  • Desde julho de 2021 à julho de 2022: Manuel Regivaldo Lima da Silva;

Diac. Lucas Pereira dos Santos, desde fevereiro de 2022.