Forania Sagrado Coração de Jesus realiza capacitação para a IVC

A capacitação pretende conscientizar os catequistas e demais lideranças sobre o Projeto do Processo Diocesano de Iniciação à Vida Cristã.

No sábado (25/02), a Forania Sagrado Coração de Jesus realizou, na paróquia São Vicente de Paulo em Araguaína-TO, uma capacitação para catequistas de Crisma e Eucaristia, agentes da Pastoral do Batismo e lideranças das comunidades sobre o Projeto do Processo Diocesano de Iniciação à Vida Cristã.

No período da manhã, o revmo. Pe. Rúsio, coordenador do GT dos Subsídios Catequéticos, expôs as temáticas do Projeto do Processo Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. No período vespertino, foram realizadas as oficinas: Metodologia e didática catecumenal, Lectio Divina e ritos catecumenais. O encontro foi finalizado com a mesa redonda das experiências dos participantes e as considerações dos presbíteros presentes.

A forania Sagrado Coração de Jesus compreende as paróquias da cidade de Araguaína.

Confira o comentário dos catequistas

“Como catequista, entendo que precisamos estar continuamente nos aprofundando na fé, pois somos comunicadores atuantes na vida da comunidade cristã. Por isso, precisamos participar das formações para aperfeiçoarmos e enriquecermos ainda mais nossos conhecimentos para anunciar o Querigma aos catecúmenos, pais, padrinhos e comunidade em geral. Me sinto muito feliz pela oportunidade de participar da capacitação para IVC, pois sou catequista por amor. Em nossa paróquia trabalhamos com o processo de IVC desde 2020, mas a cada formação adquirimos novas experiências e novas metodologias para transmitir à comunidade sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.” (Leude Pereira Rodrigues, Catequista Crisma, Paróquia São Sebastião).

“A capacitação para IVC com apresentação dos subsídios catequéticos – Forania Sagrado Coração de Jesus, realizada nesse sábado do dia 25/02 foi de uma riqueza de aprendizagem na formação dos catequistas, tivemos três oficinas formativas com o Josivaldo, padre Rúsio e padre José Carlos. Ressaltamos também o momento fraterno entre os catequistas da forania, clima de alegria, partilha e estudo.” (Teresinha de Jesus da Silva A. Nolêto, Agente do Batismo, Paróquia São Vicente de Paulo).

“Acredito que em nossa caminhada na Fé temos tantas pessoas que nos ajudam, acontecimentos e experiências marcantes que nos fazem crescer, assim foi comigo nesta Capacitação: gostaria de dizer que a Oficina de Leitura Orante da Palavra de Deus foi para mim um divisor de águas no sentido de me trazer de volta, eu, filho pródigo, que estava caminhando para longe da Casa do Pai, agora estou de volta para a Igreja, agradeço a Deus e obrigado Padre José Carlos!” (Guilherme Dias, catequista de adultos, Paróquia São Vicente de Paulo).

“Para mim o encontro foi de muita experiência e desafios com as oficinas principalmente a leitura orante onde os desafios do ensino cristão é muito significativo e a catequese trabalha um processo de educação na fé cristã.” (Rosicleia de Almeida, catequista de Eucaristia, Paróquia São Vicente de Paulo).

“Muito produtiva. Rica nas abordagens. Palestras bem explicadas, oficinas excelentes. Pude entender melhor a forma de fazer uma catequese onde o encontro com Cristo se dê de forma mais atraente capaz de fazer bons discípulos. Agradeço pela iniciativa em elaborar um material próprio para cada catequese.” (Cirene Viera Jácome, coordenadora de catequese, Paróquia Nossa Senhora Aparecida).

“Sinceramente achei que nosso encontro seria mais um encontro cansativo, mas fiquei surpreendida com a clareza de nossos monitores que fizeram com que eu amasse mais ainda nossa catequese. Meu esposo sempre falei que tenho um grande orgulho de ver sua paixão pelo ministério que exerce. Padre José Carlos não tenho palavras para expressar como amo seus ensinamentos, passo o dia todo lhe ouvindo e não canso. O senhor é uma luz nas nossas vidas. E o padre Rúsio com seu jeito meigo sempre nos fazendo entender o porquê de ser um catequista por amor. Resumindo tudo, amei nosso encontro.” (Maria Luzia Santos Brandão de Aquino, catequista de crisma, Paróquia São Vicente de Paulo).

“Sobre a Capacitação para o Projeto Diocesano de IVC… Sou Amália, catequista há mais de 20 anos e é com muita alegria e entusiasmo que venho acompanhando e fazendo parte do processo de evolução da formação dentro da catequese, a preocupação e zelo que nossos sacerdotes e bispo diocesano estão tendo com a formação dos catequistas. A formação deste último dia 25/02, foi um momento gratificante, principalmente com a didática de oficinas que foi ofertada, nos aproximando cada vez mais do processo de IVC e momento de esclarecimento de dúvidas que temos no decorrer dos encontros nas comunidades.” (Amália Camila Alves Pedrosa Nascimento, Comunidade Santo Expedito, Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus)