Dos dias 1° a 5 de julho, Dom Carlos Henrique participou do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação, que reuniu 22 bispos do Brasil que foram nomeados desde Setembro de 2023.
Para Dom Ângelo Mezzari (bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministros Ordenados e Vida Consagrada da CNBB), o objetivo do Encontro é oferecer a oportunidade para que os novos bispos conheçam a Conferência, reflitam sobre a missão própria do bispo e também o que significa a colegialidade episcopal e a pertença à uma Conferência.
Durante os dias de encontros os bispos aprofundaram os seguintes temas: a organização da CNBB, seu secretariado e comissões episcopais, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), o bispo e a sua missão, saúde integral, o bispo no código de direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões, Liturgia, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão eclesial, entre outros.
Visitas a nunciatura apostólica do Brasil e a organismos vinculados da CNBB como o Centro Cultural Missionário, a Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontifícias Obras Missionárias também estiveram presentes na programação do encontro.
Dom Carlos Henrique escreveu uma mensagem à Diocese de Tocantinópolis, exprimindo a importância de sua participação no Encontro:
Mensagem à Diocese de Tocantinópolis
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Caríssimo povo de Deus de nossa amada Diocese de Tocantinópolis, Desde o dia 01 de julho, até o dia 05, estou no encontro dos Bispos de recente nomeação na sede da CNBB em Brasília-DF. O encontro é momento formativo, informativo, também de oração e convivência com os irmãos bispos de diversas dioceses. É momento de aprendizagem acerca da Igreja, instituição divina que está no mundo
e por isso mesmo se organiza para melhor servir a comunidade de fé, o povo santo de Deus.
Sendo assim, estes dias de encontro têm sido bastante ricos, pois têm mostrado a importância do bispo servidor, pastor do povo de Deus, e como responder da melhor forma possível às exigências dos tempos hodiernos, contando com a preciosa colaboração dos padres, dos diáconos, religiosas e lideranças laicais.
Deus vos abençoe!
Dom Carlos Henrique Silva Oliveira
Bispo de Tocantinópolis