Cúria Diocesana

“A cúria diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial” (Cân. 469).

 

Endereços:

Cúria Diocesana

Rua 15 de novembro, 245, Centro – Caixa Postal 01

CEP: 7900-000 – Tocantinópolis – TO

 

Secretaria do bispo e de pastoral

R. Vinte e Um de Abril, 920, Tocantinópolis – TO, 77900-000, Brasil

Tel.: (63) 9304-9774

E-mail: escritoriodamitra@hotmail.com

Secretária: Fabiany

 

Câmara Eclesiástica 

R. Vinte e Um de Abril, 920, Tocantinópolis – TO, 77900-000, Brasil

Tel.: (63) 9304-9774

E-mail: camaraeclesiastica.toc@gmail.com

Secretária: Fabiany 

O BISPO DIOCESANO

“O Bispo, ao ter-se em conta a si mesmo e às suas funções, deve ter presente como centro que define a sua identidade e a sua missão o mistério de Cristo e as características que o Senhor Jesus quis para a sua Igreja, « povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo ».5 É, de fato, à luz do mistério de Cristo, Pastor e Bispo das almas (cf. 1Pe 2, 25), que o Bispo compreenderá sempre mais profundamente o mistério da Igreja, na qual a graça da consagração episcopal o colocou como mestre, sacerdote e pastor para a guiar com o seu mesmo poder” (DIRETÓRIO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL DOS BISPOS, n. 1)

 

Dom Carlos Henrique Silva Oliveira

E-mail: 

Nascido em Brasília – BR em 13 de agosto de 1971; Ordenado Sacerdote em 07 de dezembro de 2002; Eleito Bispo em 19 de março de 2024; Ordenado Bispo no dia 01 de maio de 2024 e tomou posse na Diocese em 25 de maio de 2024.

 

VIGÁRIO GERAL

O Bispo deve nomear o Vigário Geral, ofício proeminente da Cúria diocesana, para que o ajude no governo da Diocese” (DIRETÓRIO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL DOS BISPOS, n. 178). O vigário geral, como oficial da cúria, “em virtude do seu ofício, compete em toda a diocese o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si ou que, pelo direito, requeiram mandato especial do Bispo” (Can. 479 §1)

Vigário geral da diocese de Tocantinópolis: Pe. Edimar Antunes 

Ecônomo

O ecônomo é nomeado com a função de “administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo, fazer as despesas de acordo com as receitas da diocese, segundo as disposições dadas legitimamente pelo Bispo ou por ele designados” (CDC, 494). Ao longo do ano, ele deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho de assuntos econômicos. 

Ecônomo da diocese de Tocantinópolis: Pe. Gilvan Elesbão Sousa

CHANCELER

“Em toda a cúria constitua-se um chanceler, cujo ofício principal, salvo determinação diversa do direito particular, é cuidar que os atos da cúria sejam redigidos e despachados, bem como sejam guardados no arquivo da cúria” (Can. 482 §1).

Chanceler da Cúria Diocesana de Tocantinópolis: Pe. Antunes Gomes dos Santos

COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL

Este deve estimular e conduzir uma ação pastoral orgânica renovada e vigorosa de maneira que a variedade de carismas, ministérios, serviços e organizações se orientem no mesmo projeto missionário para comunicar vida no próprio território.

Coordenador diocesano de Pastoral de Tocantinópolis: Pe. Ramildo José Pereira Gomes

REPRESENTANTE DO CLERO 

Este tem o direito de representar o clero junto ao Governo Diocesano  e também nos eventos que requerem uma representação do clero seja no âmbito diocesano e/ou extra-diocesanos.

Representante do clero de Tocantinópolis: Pe. Manoel Regivaldo Lima Silva