Autoridades eclesiásticas, civis e militares saúdam o novo bispo de Tocantinópolis

Diversas autoridades regionais expressaram a alegria pela nomeação
bispo1

O primeiro a oficializar as saudações foi o arcebispo metropolitano de Palmas e Presidente da CNBB Norte 3, Dom Pedro Brito Guimarães. O metropolita destacou a alegria dos fiéis ao receberem o novo bispo: “Imagino a alegria de vocês quando receberam esta publicação. Assistir em vídeo, as vibrações, ouvi as palmas e o badalar dos sinos da Catedral de Tocantinópolis”. O arcebispo ainda acolheu o novo bispo que será integrado ao episcopado do Regional Norte 3.

O bispo diocesano de Miracema do Tocantins e vice-presidente do Regional Norte 3, Dom Philip Dickmans, enviou as saudações ao novo bispo, acolhendo como um irmão no Regional Norte 3: “Monsenhor Carlos Henrique, acolhemos o sr. com muita alegria e esperança para a Diocese de Tocantinópolis que a quase um ano estava vacante […] Seja muito bem-vindo à sua nova Diocese, mas também entre nós, os bispos do Regional Norte 3”.

Dom Francisco Lima Soares, bispo diocesano de Carolina-MA, também expressou a sua alegria, evidenciando a proximidade das duas dioceses: “Por se tratar de apenas 120 quilômetros da sede de Carolina para a sede de Tocantinópolis e fazermos parte da mesma região amazônica, em espírito de sinodalidade estamos lisonjeados em caminharmos juntos”.

Desbravada pela Pequena Obra da Divina Providência, a Família Carismática Orionita de Araguaína manifestou a satisfação em receber o novo bispo: “Há mais de 70 anos a cidade de Tocantinópolis acolheu a profecia do carisma de São Luís Orione, transformando a região do então norte goiano […] Rogamos a Virgem da Consolação e São Luís Orione que o seu ministério seja fecundo nestas terras, profundamente, banhadas pela caridade que salva o mundo”.

Diversas manifestações de acolhida ao bispo também vieram de representantes da sociedade civil, as lideranças políticas do Bico do Papagaio receberam a notícia com grande entusiasmo.

Tocantinopolino, o deputado estadual Fabion Gomes, usou o site oficial da ALETO para congratular o mosenhor Carlos Henrique pela nomeação: “Saúdo com grande alegria a nomeação do Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira como o novo bispo diocesano de nossa amada Tocantinópolis. A indicação do bispo eleito, feita pelo Papa Francisco, é um sinal de esperança e renovação para todos nós. Neste momento de transição, expresso minha sincera admiração e apoio ao seu trabalho futuro.”

À Pascom Diocesana, o deputado estadual sitionovense Jair Farias, também enviou saudações ao bispo: “É com grande alegria que saudamos a nomeação do monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira como bispo diocesano. Desejamos sucesso e bênçãos em sua nova jornada à frente da Diocese. Que ele seja uma fonte de inspiração e orientação espiritual para todos os fiéis.”

Paulo Gomes, prefeito de Tocantinópolis, manifestou a acolhida ao bispo na sua nova cidade: “É com imensa alegria que recebemos hoje a notícia da nomeação do novo bispo da Diocese de Tocantinópolis: monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira. Pedimos a Deus que abençoe a sua nova missão nesta região do Bico do Papagaio e lhe dê sabedoria para preservar em nossa cidade a fé e a tradição do nosso povo católico”.

O vereador José do Lago Folha Filho, presidente da Câmara Municipal de Palmas, expressou, pelas redes sociais, a sua acolhida: “Desejo boas-vindas ao mais novo bispo de Tocantinópolis, monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira, do clero de Brasília. Indicado pela Papa Francisco, ele assume como a mais alta autoridade eclesiástica da cidade”.

As autoridades militares locais também declararam o seu contentamento pela nomeação do novo bipo. O comandante do CRP-2 de Araguaína, João Márcio da Costa Miranda – CEL QOPM, em nota oficial, afirmou: “Neste momento de renovação esperança, expressamos nossa mais calorosa recepção a Vossa Reverendíssima. Sua chegada traz consigo não apenas um novo líder espiritual para nossas comunidades, mas também a promessa de orientação, sabedoria e compaixão para todos os fiéis e cidadãos da região.”

O major José Carlos de Abreu, QOPM, comandante da 5ª CIPM, sediada em Tocantinópolis, afirmou: “A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar do Tocantins o saúda, com muita alegria, pela sua nomeação ao episcopado da Diocese de Tocantinópolis. Exortamos para que vossa excelência reverendíssima deixe-se guiar pelo Espírito Santo, invocando-o todos os dias de seu novo ministério a serviço da Igreja e da comunidade.”