Procurar
Close this search box.

Araguaína: realizado o Mini-intereclesial das CEBs

Com celebrações, exposições, debates e trabalhos de grupos, os participantes do evento refletiram sobre a missão da Igreja na promoção da vida plena.

       Nos dias 18 a 21 de fevereiro de 2023, a Diocese de Tocantinópolis, no CTL de Araguaína, acolheu, o Mini-intereclesial das CEBs, em preparação para o 15⁰ Intereclesial das CEBs que acontecerá em julho desse ano na cidade de Rondonópolis-MT, com o tema: “CEBs-Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema: “Vejam! Eu vou criar novo céu e nova terra” (Is 65, 17ss). 

     Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre leigos/as, seminaristas, religiosos/as, diáconos e presbíteros do Regional Norte 3: Arquidiocese de Palmas, Dioceses de Cristalândia-TO, Miracema do Tocantins-TO, Porto Nacional-TO, Tocantinópolis-TO e Santíssima Conceição do Araguaia-PA; e a Prelazia de São Félix do Araguaia-MT. O encontro também contou com a presença de Dom Adriano Ciocca, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT e Referencial das CEBs do Regional Norte 3 da CNBB. A assessoria foi realizada pela Marilza José Lopes Shuina que faz parte do grupo de assessores da Comissão do Laicato da CNBB.

       Conforme o site das CEBs do Brasil, as Comunidades Eclesiais de Base são um povo que caminha: “Caminhamos à luz do Projeto de Jesus, chamado por Ele de Reino de Deus. Caminhamos à luz da eclesiologia de Igreja como Povo de Deus, consagrada na Lumen Gentium, documento do Concílio Vaticano II. Caminhamos à luz do sensus fidei, isto é, do sentido, da sabedoria de fé que está na vida do povo. Caminhamos junto com todos/as que acreditam que outro mundo é possível, fazendo da nossa fé uma razão fundamental para não nos desligarmos da vida, da luta pela justiça, da solidariedade, enfim, da busca por uma terra sem males.”

Previous slide
Next slide