Instalada a Diocese de Araguaína. Dom Giovane toma posse como primeiro bispo

Desmembrada das Dioceses de Tocantinópolis e de Miracema do Tocantins, Araguaína, no centro norte do Tocantins, é a nova circunscrição eclesiástica do Brasil.

Criada no dia 31 de janeiro de 2023, a Diocese de Araguaína foi instalada, canonicamente, na tarde do sábado (15/08), durante a Missa solene na Catedral Provisória Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Araguaína-TO.

Desmembrada das Dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins, a nova Diocese terá uma população estimada de 308.2178hab em um território de 35.826,93Km2, distribuídos em 19 munícipios do meio-norte tocantinense. A Diocese de Araguaína contará com 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosas. Os municípios que comporão a nova Diocese são: Araguaína, Arapoema, Aragominas Araguanã, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Babaçulândia, Carmolândia, Campos Lindos, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda do Tocantins, Palmeirantes, Pau D arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Xambioá e Wanderlândia.

Em seu discurso de agradecimento, Dom Giovane Pereira de Melo, bispo diocesano e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, afirmou que “a criação da nova Diocese coloca o povo mais próximo do seu pastor e a Igreja mais próxima do povo, de seus sonhos e aspirações.” O Bispo ainda delineou os traços do programa pastoral diocesano, a partir da perspectiva eclesial da sinodalidade: “Estamos vivendo um novo tempo na Igreja, a experiencia sinodal em curso convocada pelo Papa Francisco, por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão nos pede para avançarmos na escuta as distintas vozes de Deus que fala pela realidade, dialogar para favorecer encontros, alargando o espaço da nossa tenda, estendendo sem medo as lonas que nos abrigam, esticando as cordas e fixando bem as estacas (cf. Is 54, 2). Essa tenda é nossa Igreja, nossas comunidades, nossas pastorais, movimentos, organismos e serviços…. Convoco portando toda a comunidade católica da Diocese de Araguaína: para alargar o espaço da tenda para que seja espaço de comunhão, um lugar de participação e uma base para a missão; uma morada ampla, mas não homogénea, capaz de dar abrigo a todos, mas aberta, que deixa entrar e sair (cf. Jo 10,9), e em movimento para o abraço com o Pai e com todos os outros membros da humanidade.” Na Diocese localizada na Amazônia Legal, o bispo reafirmou o compromisso da defesa da Casa Comum, do bioma cerrado, da terra, das águas e dos povos originários.

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, esteve no evento representando a Igreja no Brasil. Para Dom Joel: “Araguaína tornou-se uma Diocese, uma porção do povo de Deus considerada madura, capaz de, sob a condução do bispo diocesano, levar à frente a missão evangelizadora.”

Para expressar a colegialidade episcopal, estiveram presentes: Dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB; Dom Pedro Brito, arcebispo metropolitano de Palmas-TO; Dom Philip Dickmans, bispo de Miracema do Tocantins-TO; Dom José Moreira, bispo de Porto Nacional-TO; Dom Welington de Queiroz, bispo de Cristalândia-TO; Dom Dominique Marie, bispo de Santíssima Conceição do Araguaia-PA; Dom Adriano Caccioca, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT; Dom Miguel Ângelo, bispo de Oliveira-MG; Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz-MA; Dom Francisco Soares, bispo de Carolina-MA; Dom Carmelo Scampa, bispo emérito de São Luís de Montes Belos- GO e Mons. Ivanildo Oliveira, bispo eleito de Cametá-PA. Além dos epíscopos, também estiveram presentes dezenas de presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, autoridades civis e militares, representantes da sociedade organizada e de outras denominações cristãs.